Para os novos jogadores de VALORANT, o vocabulário usado nas partidas pode parecer confuso e até difícil de entender. Porém, com o tempo e a prática, esses termos se tornam familiares e fáceis de usar para quem joga o FPS da Riot Games. Pensando nisso, o VSpace preparou uma lista com as principais gírias utilizadas no jogo.
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Termos essenciais
- Kill: quando algum adversário é abatido
- Agentes: são os personagens do VALORANT. Cada agente tem habilidades e é classificado em categorias como duelista, sentinela, controlador e iniciador
- Spike: o objetivo central do jogo. A spike é uma bomba em que é preciso plantar ou defusar dependendo do lado no qual você está jogando
- Spike Site: locais específicos no mapa onde a equipe atacante deve plantar a bomba para vencer a rodada
- Defusar: desarmar a Spike depois que ela é plantada
- Plantar: quando os atacantes colocam a Spike no local designado
- Clutch: situação em que um jogador vence a rodada mesmo estando em desvantagem numérica.
Times e papéis
- CT (Contra-terrorista): refere-se à equipe defensora, em que o objetivo é impedir que a Spike seja plantada ou, caso já esteja armada, defusá-la antes que exploda.
- TR (Terrorista): a equipe atacante, encarregada de plantar a bomba, no qual precisa da explosão para vencer a rodada.
- Ace: quando um único jogador elimina todos os cinco adversários em uma rodada.
Movimentação
- Shift: quando o jogador caminha sem fazer barulho
- HS (Headshot): abate com um tiro na cabeça
- Firstblood: o primeiro abate em uma rodada
- Pixel: um ângulo preciso, quando o jogador ter uma visão mínima, mas vantajosa
- Entry Fragger: função do jogador encarregado de ser o primeiro a entrar em uma posição ou no spike site
- Lurker: o jogador que fica distante do time, no qual busca eliminar os inimigos desprevenidos
Comunicação
- No-scope: usar um rifle de precisão sem usar a mira
- Rotacionar ou Rodar: se movimentar de uma parte do mapa para outra
- Spray: atirar sem controlar muito o recuo da arma
- Prefire: atirar em um local antes mesmo de ver o inimigo, antecipando sua posição com base em informações ou jogadas anteriores.
- Clear: verificar e “limpar” uma área, assegurando que não há inimigos escondidos.
- Miado: um jogador com pouca vida. Por exemplo, “Fulano tá miado” significa que ele recebeu muito dano.
Tipos de Rodadas
- Pistol: a primeira rodada de cada metade do jogo, em que jogadores estão equipados apenas com pistolas
- Eco: rodada econômica, em que a equipe opta por não gastar
- Forçado: quando o time decide gastar a maior parte dos créditos na rodada
- Meia Compra: situação em que o time compra apenas alguns itens ou armas
- Armado: rodada em que a equipe está totalmente equipada
Habilidades
- Spot: habilidades que revelam a localização de inimigos.
- HE: são as habilidades de granada
- Drone: utilitário que permite “limpar” áreas, como drones ou outras ferramentas de reconhecimento
- Stun: habilidades que atordoam inimigos, em que dificultam os movimentos.
- Flash: utilitário que cega temporariamente os adversários
- Molotov: habilidade incendiária que causa dano em uma área específica
- Ult (Ultimate): a habilidade mais forte do agente
Fases da Partida
- AfterPlant: período após a Spike ser plantada, onde a equipe atacante precisa defender o local até que a bomba exploda.
- Retake: a tentativa da equipe defensora de retomar o controle de um bombsite após a Spike ter sido plantada.
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