O VALORANT teve, pela primeira vez, uma equipe chinesa coroada como campeã mundial. No caso, a EDward Gaming (EDG) conquistou o VALORANT Champions 2024 no último domingo (25). Apesar da entrada tardia nas franquias do FPS da Riot Games, o mercado chinês já superou as expectativas e alcançou grandes resultados. Com a ascensão recente, o VSpace conta a trajetória da região na modalidade.
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Chegada tardia do VALORANT na China
O VALORANT foi lançado globalmente em junho de 2020, mas só chegou à China dois anos depois. Em julho de 2023, o jogo foi oficialmente liberado no país após ser incluído na lista de 45 jogos aprovados pela National Press and Publication Administration (NPPA), o órgão regulador responsável pelo licenciamento de jogos na China.
A chegada tardia do VALORANT ao mercado chinês se deve às rigorosas restrições governamentais à indústria de jogos, que exigem que todos os títulos passem por um processo de aprovação antes de serem publicados no país. Apesar do lançamento oficial ter ocorrido apenas três anos após a estreia global, os investimentos no VALORANT na China começaram antes, quando as equipes locais participavam de torneios em regiões vizinhas enquanto aguardavam a aprovação oficial.
Entrada nas franquias
A primeira equipe chinesa a participar de um campeonato internacional de VALORANT foi a própria EDG, que competiu no Last Chance Qualifier (LCQ) em 2021 e do LCQ APAC em 2022, além de ter sido a primeira equipe chinesa a disputar o VALORANT Champions, o campeonato mundial da modalidade.
No entanto, foi apenas em 2024 que a China foi oficialmente integrada ao circuito do VALORANT Champions Tour (VCT) como uma região independente, uma iniciativa da Riot Games para expandir o alcance do jogo em novas áreas. Com a criação, dez times foram incluídos na liga chinesa, entre eles:
- FunPlus Phoenix
- Bilibili Gaming
- JD Gaming
- Wolves Esports
- EDward Gaming
- TYLOO
- Nova Esports
- Trace Esports
- Titan Esports Club
- All Gamers
Além disso, foi estabelecida uma liga regional, o Challengers, que organiza equipes chinesas em duas divisões: norte e sul. Entre as equipes participantes estão 1one, KeepBest Gaming, 老头乐, LanTu Gaming, I May, ALG, Qing Jiu Club, Temperature X, Xtreme Gaming, 菜就多练, Octagonal Disposition, XLG Esports, ZY Gaming, Rare Atom, Kulin Esports e Chosen Clique Gaming.
Temporada de destaque em 2024
A primeira temporada competitiva da região começou com o torneio KICK//OFF, alinhado com o início das competições nas demais regiões do circuito. A competição inaugural teve a EDG como campeã e a FunPlus Phoenix (FPX) como vice-campeã. Ambas se qualificaram para o Masters Madrid, mas não alcançaram um bom desempenho.
Já a primeira etapa do VCT China teve a EDG mais uma vez dominante e campeã, com direito a vaga no Masters Shanghai junto de FPX e Dragon Ranger Gaming. No torneio em solo chinês, os times da região voltaram a não ter um bom resultado internacional. Na segunda etapa da liga internacional, o mesmo de antes: EDG bicampeã.
Popularidade histórica
Além do desempenho das equipes, o VCT China também se destacou na popularidade. De acordo com a Riot Games, a liga chinesa alcançou um pico de quase 2 milhões de espectadores simultâneos no primeiro ano, um número quase equivalente à soma das audiências das três outras ligas internacionais.
A China, inclusive, também deve ser a principal responsável pelo VALORANT Champions 2024 se tornar o torneio com a maior audiência da história do jogo. Isso porque a edição do mundial deste ano teve a presença de quatro equipes da liga chinesa: EDG, FPX, Bilibili Gaming e Trace Esports.
Foi também a primeira vez que organizações chinesas conseguiram se classificar para os playoffs do Champions: a Trace Esports passou pelo grupo C, enquanto a EDG avançou pelo grupo D. A primeira chegou às quartas de final, mas foi eliminada na chave inferior; a segunda teve altos e baixos, mas conseguiu surpreender o mundo e ser campeã após derrotar a Team Heretics na grande final.
Além do troféu, a EDG garantiu um prêmio de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,5 milhões na cotação) e se tornou o primeiro time chinês a ganhar um campeonato internacional de VALORANT e justamente o título mundial da modalidade.
Recorde individual
Outro destaque da China não foi só uma equipe, mas um jogador: ZmjjKK, da EDG, foi eleito o MVP do VALORANT Champions 2024 e ainda estabeleceu um novo recorde de abates em uma final melhor de cinco (MD5) no circuito VALORANT Champions Tour (VCT). Ele obteve 111 abates ao longo da decisão do mundial de VALORANT deste ano e superou o recorde anterior de 105 abates, que pertencia ao sul-coreano t3xture, da Gen.G.
Seguindo os passos do League of Legends
Com o crescimento explosivo e a dominância no cenário de VALORANT, a China vem se consolidando como uma potência na modalidade e tem seguido os passos de sucesso de outro título popular da Riot Games, o League of Legends (LoL).
Nele, a China já conquistou três títulos mundiais, quando venceu Worlds em 2018, 2019 e, mais recentemente, em 2021. Com isso, a expectativa é que a região continue a crescer também no cenário de VALORANT nos próximos anos.
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