O VCT Ascension Americas 2024 começou na última terça-feira (10) com expectativas altas dentro do servidor, mas acabou marcado por diversos problemas também fora dele. O campeonato de VALORANT, que acontece em Monterrey, no México, e dará vaga para o VCT Americas 2025, teve uma quantidade massiva de pausas técnicas e outras adversidades durante as coletivas de imprensa.
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Enxurrada de pausas técnicas
Logo no primeiro jogo do torneio, entre a brasileira 2Game e a mexicana RETA, que estava definido para iniciar às 16h (de Brasília), houve praticamente uma hora de atraso até começar.
Já a segunda série do dia, entre a brasileira Galorys e norte-americana TSM, começou pontualmente, mas teve diversos pausas técnicas. O VSpace contabilizou que a partida teve um total de quatro pausas técnicas, o que ajudou a fazer com que o confronto tivesse quatro horas de duração e se tornasse a série mais longa da história do VCT Ascension Americas.
Só que os problemas não ficaram somente na segunda série do dia: o último jogo entre a norte-americana M80 e a argentina All Knights também ficou marcado por pausas técnicas. A partida, inclusive, foi a que mais teve paralisações, com cinco pausas técnicas, e só terminou às 2h (de Brasília) desta quarta-feira (11).
Problema no áudio
Além das pausas técnicas, outro problema chamou a atenção da comunidade brasileira de VALORANT. De acordo com o coach shaW, da Galorys, a equipe brasileira estava com problema no áudio, mas a produção do torneio ignorou a reclamação e começou a partida sem encontrar uma solução.
No começo do jogo estávamos com problema de áudio, totalmente estourado. O time da TSM escreveu R para dar ready, o rood disse para o juiz que ainda estava ruim e que estávamos ajustando com quem comanda a mesa de áudio. Simplesmente o juiz, que não fala inglês e nem português, foi na máquina do Evilkyk, digitou R e deu enter. Umas duas vezes na série o PC dos moleques deu “alt tab” e apareceu notificação do windows no meio da trocação de tiro. A Riot Brasil já esta ciente, porém, é um pouco do que vivemos ontem
revelou shaW em publicação no Threads nesta quarta-feira (11).
Coletiva de imprensa e problemas na comunicação
Outro problema técnico aconteceu nas coletivas de imprensa. Normalmente, os veículos de comunicação enviam um formulário com as perguntas que querem que os jogadores respondam. Após preenchê-lo, os jornalistas e demais credenciados precisam entrar no Discord (plataforma escolhida pela Riot Games) para participar.
No entanto, após a partida entre Galorys e TSM, os jogadores responderam apenas duas questões da imprensa e foram embora. Além disso, dois deles ficaram mutados durante toda a coletiva de imprensa e quem esteve presente não conseguiu ter acesso às falas. Mesmo após ter sido avisada da situação, a organizadora não corrigiu o erro.
Audiência menor do que em 2023
Os problemas, inclusive, podem ter refletido na audiência. Isso porque a estreia do VCT Ascension Americas 2024 teve um pico de espectadores menor do que na edição do ano passado, realizada em São Paulo, no Brasil.
De acordo com a plataforma Esports Charts, a atual edição do torneio teve um pico de cerca de 60 mil espectadores no duelo entre a brasileira Galorys e a norte-americana TSM. Em 2023, por outro lado, o máximo obtido na estreia foi de 92 mil espectadores simultâneos na série entre a extinta organização brasileira The Union e a norte-americana M80.
VCT Ascension Americas
O campeonato acontece entre 10 e 21 de setembro, em Monterrey, no México. O torneio reúne as seis melhores equipes regionais das Américas, que disputam uma vaga no VCT Americas e uma parte da premiação de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 560 mil). O Brasil é representado por duas equipes: Galorys e 2Game. Além disso, a mexicana RETA conta com dois jogadores brasileiros: murizzz e snw.
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